Alemanha precisa de mão de obra qualificada

Desde 1° de março de 2020 está em vigor na Alemanha uma lei que incentiva e regulamenta a imigração de mão de obra qualificada. Isso representa uma mudança muito grande para estrangeiros que não são da União Europeia, e que até então enfrentavam muita burocracia para poder trabalhar no país.

O objetivo da nova lei é cobrir a escassez de mão de obra qualificada em várias áreas, um problema que afeta a economia alemã diretamente. Atualmente há mais de 1 milhão de vagas não preenchidas na Alemanha por falta de mão de obra qualificada.

A estimativa do governo é atrair 25.000 profissionais todos os anos apenas com essa lei.

Quem pode ser beneficiado com a nova lei?

A lei vai beneficiar pessoas que tenham formação universitária ou técnica, desde que essa formação seja reconhecida. Isso também vale para estrangeiros que fizeram um Ausbildung na Alemanha (curso técnico de qualificação) ou aqueles que fizeram universidade no país. Quem se formou em outro país, precisa fazer o reconhecimento das qualificações. Para saber sobre reconhecimento de qualificações, visite esse site: Anerkennung in Deutschland

Como funciona?

Quem ainda não tem um contrato de trabalho, mas possui formação acadêmica ou técnica, pode solicitar um visto para busca de trabalho. Esse visto é concedido pelo período de 6 meses. Leia aqui mais informações em Portugues: Make it in Germany

Para isso também é necessário comprovar o nível B2 de alemão e dinheiro suficiente para viver por esse período no país.

Que profissões estão na lista?

Médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, profissionais de TI, engenheiros, trabalhadores da construção civil, técnicos de energia entre outros estão na lista.

Há uma grande demanda de profissionais de TI. Por isso, eles podem solicitar um visto mesmo que não tenham formação específica na área. Para isso precisam comprovar experiência prática na área de TI no país de origem ou em outros países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s