8 coisas que você não sabia sobre Berlim

Berlim, a capital alemã, é um polo cultural e atrai milhões de turistas. Veja aqui 8 fatos sobre a cidade que não pára de surpreender visitantes e até mesmo moradores!

1, A cidade das óperas

Berlim é a única cidade do mundo com 3 casas de ópera. Isso é resultado do tempo em que a cidade era dividida pelo muro (Alemanha Oriental e Ocidental). Ambos os lados concorriam para ter as melhores apresentações. Em 1990 a Alemanha foi reunificada e desde então as 3 óperas fazem parte do patrimônio da cidade. Elas são a Staatsoper Unter den Linden (Ópera Estadual), Komische Oper (Ópera Cômica) e a Deutsche Oper (Ópera Alemã).

2. A cidade das pontes

Berlim tem mais pontes do que Veneza, no total 2100. Há 3 rios que cortam a cidade: Spree, Dahme e Havel, mas o grande número de pontes se explica pelos inúmeros canais existentes na cidade. Uma das mais famosas é a Oberbaumbrücke, que corta o Spree, o rio mais famoso da cidade. No alto da ponte há uma linha de metrô e embaixo há espaço para tráfego de automóveis e pedestres.

Oberbaumbrücke by Thomas on Flickr: https://www.flickr.com/photos/59159233@N04/27429248643/
Oberbaumbrücke by Thomas on Flickr: https://www.flickr.com/photos/59159233@N04/27429248643/
3. A maior galeria de compras da europa

Fundada em 1907, a KaDeWe (Kaufhaus des Westens) é a maior galeria de compras da Europa, até mesmo maior que as Galeries Lafayette em Paris. Ela tem o tamanho de 8 campos de futebol e além disso: 64 escadas rolantes, 26 elevadores e recebe mais de 50 mil visitantes por dia.

KaDeWe Berlin by Wolfgang Pichler on Flickr https://www.flickr.com/photos/10623250@N03/47934433903/
4. Comer no parlamento

No topo do Reichstag (o Parlamento Alemão) existe um restaurante. Na verdade, ele é o único restaurante do mundo localizado em um Parlamento que é aberto ao público em geral. Para a visita, é necessário reservar com antecedência e ainda passar por um controle de pessoas na entrada. A reserva pode ser feita aqui.

Photo by Federico Orlandi on Pexels.com
5. O maior museu ao ar livre do mundo

Berlim tem muitos museus que valem a pena a visita. Mas nenhum deles mostra a história de forma tão única e real como a East Side Gallery, que é a mais longa parte do Muro de Berlim que ainda está em pé. Obras de 118 artistas de 21 países diferentes ao longo de 1,3 quilometros podem ser vistos no oeste da cidade.

East Side Gallery by Rae Allen on Flickr
6. Mais museus que dias de chuva

Se em cidades como Londres o grande número de museus é um refúgio para os dias de chuva, em Berlim falta chuva para tanto museu. Sim, a cidade tem 170 museus para 106 dias de chuva. Tempo ruim não é motivo para não ir a Berlim, pois não falta o que fazer!

Photo by Stanley Ndua on Pexels.com
7. Capital vegana

Berlim é uma das cidades mais veganas do mundo. A cidade conta com 62 restaurantes veganos e 397 que ou são vegetarianos ou tem opções vegetarianas no cardápio. Além disso, a maioria dos supermercados (mesmo os mais baratos) tem opções de produtos veganos em suas prateleiras a preços acessíveis. O mesmo vale para cafés e sorveterias, que também trazem opções para veganos.

Photo by Valeria Boltneva on Pexels.com
8. Sexo sem preconceitos

Berlim é uma cidade bastante aberta no que diz respeito à sexualidade. O lema não oficial da cidade (“pobre mas sexy”) diz muito sobre isso e mostra que em Berlim as pessoas se sentem livres para viverem sua sexualidade. Há até um museu para homossexuais (Schwules Museum) e também o Lippenstift Museum (Museu do batom). 

Photo by cottonbro on Pexels.com

Fonte: DW

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s