A Alemanha tem uma das menores taxas de desemprego da União Européia. Até outubro/2021 essa taxa era de 5,2%. Isso é resultado de uma economia forte e estável. A Alemanha é a maior economia da União Européia, com um PIB de 3,33 trilhões de Euros (2020).
Além disso, o país oferece diversos programas para a requalificação de profissionais desempregados e uma economia dinâmica, que estimula a geração de empregos formais.
mas e se eu ficar desempregado?
Para quem trabalhou por pelo menos 12 meses nos ultimos 30 meses, a Alemanha oferece um seguro-desemprego (Arbeitslosengeld). O valor recebido gira em torno de 60% do salário líquido nos últimos 12 meses de trabalho. Para desemprego com filhos, o percentual sobe para 67%.
Para quem tem menos de 50 anos, o Arbeitslosengeld pode ser pago por um período máximo de 6 meses para quem trabalhou o mínimo de 12 meses nos últimos 30 meses. Para quem trabalhou pelo menos 24 meses nos últimos 30 meses, o Arbeitslosengeld pode ser pago por até o limite de 12 meses.
Para aqueles com mais de 50 anos, o Arbeitslosengeld pode ser pago da mesma forma, mas com um limite de 24 meses. Ou seja, se você trabalhou por pelo menos 48 meses, pode receber o benefício por um período máximo de 24 meses.
Autônomos tem direito ao Arbeitslosengeld?
Trabalhadores autônomos não têm direito ao Arbeitslosengeld. A exceção é feita se a pessoa já trabalhou para uma empresa antes de virar autônomo.
E meu seguro-saúde?
Ter um seguro-saúde é obrigatório na Alemanha. Quando se trabalha com um contrato (trabalhar para uma empresa), o valor do seguro é pago por você (50%) e sua empresa (também 50%). Caso você fique desempregado e tenha direito de receber Arbeitslosengeld, o seguro é coberto pelo governo e você continua segurado.
Desemprego na Alemanha: Números
O gráfico abaixo mostra a taxa de desemprego na Alemanha de 2005 até outubro de 2021:

Mehr Statistiken finden Sie bei Statista