Mais idosos e menos jovens na Alemanha: o que isso significa para quem quer imigar

A Alemanha tem atualmente 83,2 milhões de habitantes (dez/2021). Esse não é um fenômeno novo, mas a população da Alemanha vem ficando cada vez mais velha. Os jovens (15-24 anos) representam apenas cerca de 10% da população. Esse é o percentual mais baixo de jovens dos últimos 70 anos.

Por outro lado, o número de idosos e de pessoas com mais de 100 anos nunca foi tão alto. Essa mudança causa também problemas sociais.

Alto número de aposentados

O alto número de aposentados, combinado com o baixo número de jovens, sobrecarrega o sistema previdenciário, já que há poucas pessoas em idade ativa (contribuindo para a previdência) e muitas aposentadas (recebendo aposentadoria). O número atual na Alemanha de pessoas com 67 anos ou mais (idade mínima para se aposentar) era de 16 milhões em 2020, quase o dobro do número de jovens. Esse número deve aumentar ainda mais nos próximos anos.

Sistema de saúde e cuidadores de idosos sobrecarregados

Idosos em geral precisam mais de cuidados médicos, o que sobrecarrega o sistema de saúde e os cuidadores (Altenpfleger), que atualmente na Alemanha é uma das profissões mais requisitadas e com menos profissionais no mercado. 

Quero imigrar. o que isso significa pra mim?

A Alemanha precisa de profissionais qualificados em todas as áreas. Como citado no início, o número de pessoas jovens é relativamente pequeno e tende a diminuir, A economia alemã é a maior da Europa e seus crescimento depende de profissionais que ocupem cargos nas mais variadas profissões. Atualmente há mais de 1 milhão de vagas não preenchidas na Alemanha por falta de mão de obra qualificada.

Recentemente a Alemanha aprovou uma nova lei que visa beneficiar pessoas que tenham formação universitária ou técnica, desde que essa formação seja reconhecida. Isso também vale para estrangeiros que fizeram um Ausbildung na Alemanha (curso técnico de qualificação) ou aqueles que fizeram universidade no país. Quem se formou em outro país, precisa fazer o reconhecimento das qualificações. Para saber sobre reconhecimento de qualificações, visite esse site: Anerkennung in Deutschland

Fonte:

Deutschland.de

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s