Berlim pode tudo, exceto 3 coisas. Saiba quais são

Berlim é uma das cidades mais procuradas por quem quer se mudar para a Europa e começar uma nova vida. A cidade consegue reunir de uma vez só várias características que a fazem atraente para os mais variados gostos. Mas há 3 coisas que em Berlim nao funcionam direito, por mais que se tente.

Berlin kann alles außer by Radwelt Berlin
S-Bahn (trem metropolitano)

O sistema de transporte de Berlim é muito bom, principalmente se comparado às cidades grandes brasileiras. Ele cobre toda a cidade e é na maior parte das vezes rápido e pontual. Mas quem, digamos, faz esse sistema funcionar são as outras modalidades de transporte público da cidade: U-Bahn (metrô), os ônibus e trams (bondes).

O S-Bahn (trem metropolitano) também faz parte desse sistema, mas é conhecido por seus atrasos e cancelamentos. Eu vivo na Alemanha há mais de 10 anos e sempre vi esse problema com o S-Bahn por aqui, parece até ser uma marca registrada do sistema. Eu, como muitos, evito pegar o S-Bahn para ir a algum lugar se tiver outra opção, porque sei que provavelmente vai haver algum atraso ou cancelamento em algum momento da viagem. Inúmeras vezes já peguei o S-Bahn e ele simplesmente parou em uma estação e não seguiu viagem. Nesse caso, todos devem desembarcar e esperar um próximo trem. E não, não há nenhuma explicação para isso, simplesmente acontece.

Aeroporto

Berlim passou muito tempo operando com dois aeroportos pequenos (levando em consideração o tamanho da cidade). Tegel ao norte, e Schönefeld, no sudeste da cidade. Sempre houve críticas pois, mesmo ambos aeroportos juntos não davam conta do tráfego de uma cidade do porte de Berlim. Além disso, Tegel estava localizado em uma área residencial, o que era motivo de incômodo para os moradores.

“Ah, mas Berlim já tem um aeroporto novo.”

Sim. O BER (que funciona na área onde se localizava o Schönefeld) foi inaugurado em outubro de 2020, com nove anos de atraso! As obras começaram em 2006 e deveriam durar 5 anos, mas devido a problemas no planejamento, além de problemas técnicos e estruturais, a abertura foi adiada por 7 vezes! O aeroporto custou 7 bilhões de euros (o custo inicial previsto era de 2 bilhões), Isso o tornou um dos maiores e mais caros projetos de engenharia da história da Alemanha.

Mesmo com mais de 1 ano em funcionamento, o aeroporto ainda apresenta problemas, como esteiras e elevadores que não funcionam, piso com rachaduras e assentos insuficientes para o volume esperado de usuários.

Futebol

A Bundesliga, o campeonato nacional do futebol alemão, é um dos mais conhecidos e acompanhados do mundo. Mas Berlim assiste a isso bem de longe. Apesar de possuir o Estádio Olímpico, um dos mais importantes da Alemanha, a cidade não tem times que de fato sejam relevantes na Bundesliga, e isso há muito tempo.

Atualmente o time berlinense que melhor se coloca na Bundesliga é o FC Union (em sétimo lugar). Na história da Bundesliga, o melhor time berlinense é o Hertha Berlin, na 12 posição. Quem domina o futebol na Alemanha na realidade são times do sul e noroeste do país, como Bayern München e Borussia Dortmund, além de Werder Bremen, FC Köln entre outros.

Fontes:

Flughafen Berlin Kosten

Berliner Zeitung

Bundesliga – aktuelle Tabelle

Bundesliga – ewige Tabelle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s