7 coisas que você precisa saber para conviver em sociedade na Alemanha

Cada sociedade tem suas regras e hábitos de comportamento e conhecê-los é essencial para quem deseja viver (ou até visitar) em outro país. Na Alemanha não é diferente. O país possui algumas regras que visam permitir o convívio entre as pessoas com respeito e tolerância, e estrangeiros que queiram viver no país também precisam de uma adaptação. Aqui listamos algumas delas:

1. ser tolerante

A vida na sociedade alemã é baseada na tolerância. É óbvio que há exceções, mas em geral a tolerância em relação aos outros é praticada pela maioria das pessoas. Todos têm o direito de exercer sua liberdade religiosa, sexual e expressar suas ideias. Isso é inclusive garantido pela Constituição.

2. As mulheres têm os mesmos direitos que os homens

Sim, isso parece óbvio, mas na Alemanha esses direitos são garantidos pela Constituição. As mulheres podem se vestir como quiserem, sem ser incomodadas por alguém. Qualquer tipo de violência contra a mulher é proibido (e punido). E isso vale também para violência em uma relação.

3. bater em crianças é proibido

Outro item que parece óbvio, mas as leis aqui em relação a isso são bem estritas. Violência contra crianças é proibida por lei. E não interessa dizer: “Eu sou pai/mãe e posso fazer isso.” Não, não pode. Violência física não é aceita como método de educação, nem em casa e nem na escola. A lei diz que as crianças têm direito a uma educação livre de violência.

4. Seja pontual

Esse parece ser um clichê, mas é verdade. Se você tem um compromisso na Alemanha, seja pontual. Tanto faz se vai encontrar um amigo, ir ao médico ou no trabalho, pontualidade é levada a sério e deve ser respeitada. Ninguém quer perder tempo ao ficar esperando por você, e ser pontual é sinal de respeito aos outros e aos seus compromissos e obrigações.

5. Não tocar nos filhos dos outros sem permissão

Você não pode simplesmente dar um beijo em uma criança, passar a mão na cabeça ou dar doces sem a permissão dos pais. Se uma criança tem, por exemplo, uma reação alérgica por causa de um doce ou comida que você deu, você terá sérios problemas e será responsabilizado por isso.

6. Respeitar o silêncio

Na Alemanha existe a lei do descanso à noite (Nachtruhe). Ela diz que não se pode incomodar vizinhos com barulho entre 10 da noite e 6 da manhã. Assim, mesmo que você tenha visitas em casa e a conversa esteja boa, é recomendável baixar o tom depois das 10 da noite, ou seu vizinho pode chamar a polícia.

7. “Não” é uma resposta completa

Assim como já explicado neste artigo, “não” na Alemanha é uma resposta completa. Isso significa que, na Alemanha, quando alguém fala não para sua pergunta ou solicitação, não tente convencer a pessoa do contrário, exigir uma explicação, ou algo do tipo. Se alguém não quer fazer algo, “não” já é uma resposta completa e por respeito se deve aceitar isso.

Fonte: DW

2 comentários Adicione o seu

  1. No quesito tolerância, só não há muita tolerância por parte dos alemães quando se trata de estrangeiros. Se o estrangeiro faz “algo errado”…eles já se sentem no direito de “gritar” com o estrangeiro. Ao passo que se fosse outro alemão, conversariam. Muitas vezes, a tolerância com estrangeiros é ZERO!.

    Curtir

  2. Olá José, algumas pessoas sao assim, mas voce nao pode generalizar. E a tolerancia da qual o artigo fala nao diz respeito a fazer algo “certo” ou “errado, mas sim a tolerar diferencas religiosas, sexuais ou politicas, por exemplo. Obrigaod pelo comentário.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s