Não, a pandemia ainda não acabou e em toda a Alemanha ainda estamos vivendo com algumas restrições. Inclusive aeroportos tiveram que se adaptar, o que não impediu que turistas lotassem Berlim no verão. E isso vai continuar.
Quem anda pela cidade consegue perceber facilmente: turistas, turistas e mais turistas. Principalmente os pontos turísticos da cidade e os bairros mais descolados da cidade estão cheios deles nos fins de semana.
Os hotéis da cidade tem 80% de seus quartos ocupados, e isso mesmo no fim do verão. Somente no mês de julho, Berlim recebeu 1,1 milhão de visitantes. Isso é quase o mesmo do último verão antes da pandemia, em 2019.
Outro dado importante mostra que 40% dos turistas ficam de 4 a 7 dias na cidade, número também mais alto do que o cenário pré pandemia.

O que os turistas querem ver em Berlim?
Berlim sempre foi uma das cidades europeias que mais recebeu turistas, e o poder de atração da cidade continua a todo vapor.
O jornal Berliner Zeitung perguntou aos turistas no aeroporto BER (o principal da cidade) por que eles visitam Berlim. Muitos destacaram a cultura e história (museus, monumentos) como motivo. Outros, a vida noturna da cidade, além de seus restaurantes e cafés.
Essa mistura de história e vida moderna é para muitos um prato cheio, que podem visitar a cidade e conhecer seus museus e locais históricos, mas também aproveitar as noites e se divertir.
Alguns entrevistados também destacaram o aspecto multicultural e aberto da cidade, o que não é tão comum de se ver em outras partes da Alemanha.

Fonte: Berliner Zeitung