Estudantes na Alemanha receberão ajuda do governo para pagar energia

O inverno já está quase na porta e todos já estão sentindo no bolso o aumento de preços de produtos. Mas o que ainda está por vir pode doer ainda mais: a conta de gás e energia. O fornecimento de gás na Alemanha e em toda a Europa foi bastante prejudicado por causa da invasão russa na Ucrânia, e todos pagarão mais.

O governo já lançou pacotes para ajudar famílias e trabalhadores, mas os estudantes ainda não estavam contemplados. Agora chegou a vez deles: o gabinete do governo decidiu abrir caminho para um bônus de 200 € para estudantes. Essa medida ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento (Bundestag).

A solicitação poderá ser feita online e todos os estudantes de universidades (mesmo estrangeiros) terão direito. Até mesmo quem está fazendo um semestre de intercâmbio será contemplado pela medida.

No total estão planejados cerca de 680 milhões de Euros para 2,95 milhões de estudantes. O bônus também será livre de impostos.

Estudantes em crise

Apesar dessa ser uma boa notícia, ela vem um pouco tarde, já que muitos estudantes na Alemanha vivem em uma situação social desfavorável e precisariam de uma ajuda mais rápida e substancial. Estima-se que na Alemanha 38% dos estudantes vivem em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, entidades como das Deutsche Studentenwerk (Associação de Estudantes) criticam o fato de os pagamentos ocorrerem somente a partir de janeiro do ano que vem, pois muitos estudantes precisariam de uma ajuda financeira agora e não teriam opções até mesmo para seus custos básicos de moradia e alimentação.

Photo by Pixabay on Pexels.com

Fonte: Berliner Zeitung

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s