No próximo dia 17.09 começa a 187a edição da Oktoberfest em Munique. Conhecida internacionalmente, a Oktoberfest é mais do que cerveja e danças típicas. Sendo cancelada em 2020 e 2021 por causa da pandemia, a festa para este ano está planejada (ao menos até agora).
Confira aqui 6 fatos sobre a festa popular mais conhecida da Alemanha:
Nao é uma festa da cerveja
“Como assim???”. Pois é, a Oktoberfest não é, por princípio, uma festa da cerveja, mas sim a celebração do casamento entre o príncipe bávaro Ludwig e a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. A primeira celebração foi em 1810 com uma corrida de cavalos e teatro.
Somente em 1819 as corridas de cavalo deram lugar a estandes de cervejarias locais. E mesmo hoje em dia, a Oktoberfest oferece aos visitantes mais do que cerveja: cada tenda tem bandas tradicionais que fazem o clima para a dança e celebração até mesmo com desconhecidos.

mas Tem sua própria cerveja
Na Oktoberfest não é encontrada uma cerveja qualquer. Há 6 cervejarias de Munique que preparam uma cerveja especial para o evento (Oktoberfestbier) que é então distribuída entre as 13 tendas da festa. A versão mais procurada dela tem u teor alcoólico de 6%.

Não começa em outubro
Pois é. No início a Oktoberfest até era em outubro, mas os organizadores queriam mais dias de sol durante a festa (a partir de outubro fica cada vez mais escuro na Alemanha). Por isso, começaram a antecipar o início da festa para setembro. Neste ano, a Oktoberfest começa no dia 17.09.

Paris Hilton é proibida aqui
No ano de 2006 a modelo Paris Hilton foi notícia após tentar fazer uma propaganda para uma marca de Prosecco durante a Oktoberfest. O problema é que a organização não sabia disso e, claro, ela foi expulsa da festa. E para sempre.

Turismo e dinheiro
A Oktoberfest é, claro, importante financeiramente para a cidade de Munique. No ano de 2019 a festa teve 6,3 milhões de visitantes, que gastaram 448 milhões de Euros (em média 71,12 € por pessoa).
Além disso, os visitantes também fizeram gastos na cidade (hotel e gastronomia) no total de 513 milhões de Euros.

Festa internacional
Também com base no ano de 2019, a maioria dos visitantes da Oktoberfest vem do estado da Baviera (70%), 9% de outros estados alemães e o restante (21%) vem de outros países:
- Italia 3,9 %
- Estados Unidos 3,7 %
- Áustria 2,9 %
- Inglaterra 1,4 %
- Irlanda 0,7 %
Cerca de 64% dos visitantes tem 30 anos ou mais, 50% são homens e 49% mulheres (1% se considerou não binário).

Fonte: Momondo | Oktoberfest (Site oficial)