5 passeios imperdíveis no sul da Alemanha

Munique? Stuttgart? Frankfurt? O sul da Alemanha oferece muito mais do que isso e essa lista traz dicas imperdíveis para você colocar no seu roteiro na próxima vez que visitar o país:  

Allgäu

Allgäu é uma região localizada no sul do estado da Baviera, com características culturais e dialeto próprio. Parte dos Alpes também passa próximo a Allgäu. A região é conhecida por seus castelos e montanhas, com forte prática de esportes de neve no inverno. No verão é um paraíso para fazer trilhas a pé ou de bicicleta, com sua natureza deslumbrante.

Você pode se hospedar em um dos vários vilarejos da região, como Oberstdorf (o vilarejo mais ao sul de toda a Alemanha) ou Oberstaufen, próximo à fronteira com a Áustria.

COMO CHEGAR

trens diários saindo de Munique para a região de Allgäu por cerca de 20 €.

Photo by Detlef Bukowski on Pexels.com
Floresta negra

Sim, é um clichê, mas não há como falar de passeios no sul da Alemanha sem falar da Floresta Negra. A região é famosa pelos relógios cuco, que são produzidos há gerações por artesãos. Sua paisagem é marcada por densas florestas, lagos e são uma atração no verão para passeios a pé ou de bicicleta. No inverno, também é possível esquiar na região.

A Floresta Negra fica no estado de Baden-Württemberg, e é a região mais elevada de toda a Alemanha. A região conta com quase 2 mil hotéis. Uma conhecida cidade por ali é Baden-Baden, que atrai muitos turistas com suas águas termais.

COMO CHEGAR

A melhor forma de chegar à Floresta Negra é partindo da cidade de Stuttgart. A viagem pode ser feita de carro em cerca de 1 hora e meia. Outra opção é fazer o trajeto de trem, partindo da estação central de Stuttgart. A viagem também dura cerca de 1 hora e meia.

Schwarzwald by Tama66 / Pixabay
Bodensee

O Bodensee (em portugues conhecido como Lago de Constança) marca a fronteira entre a Alemanha, Áustria e Suíça e é o terceiro maior lago da Europa. Várias cidades famosas ficam à margem do lago. E na parte alemã, as mais conhecidas são: Lindau, Friedrichshafen, Überlingen e Ludwigshafen.

Ao longo do Bodensee é possível encontrar maravilhosas paisagens com montanhas, vinhedos, além de construções históricas de grande riqueza cultural. Além disso, partindo do lado alemão, você pode fazer um bate e volta para algumas cidades na Áustria (como Bregenz) ou na Suíça (St. Gallen) usando os trens regionais.

COMO CHEGAR

Para chegar no Bodensee, você pode usar o trem partindo de cidades como Munique, Karlsruhe ou Stuttgart. Outras opções você pode conferir aqui (em inglês).

Bodensee Natur Landschaft by LN_Photoart / Pixabay
Lindau

Lindau é uma das cidades mais conhecidas à margem do Bodensee. Famosa pelo seu farol de 33 metros de altura, a cidade também conta com um leão gigante, de 6 metros, no seu portão de entrada. Sua arquitetura também chama a atenção, com construções de um estilo que mistura o barroco, renascença e gótico.

A parte histórica de Lindau se localiza numa ilha, ligada à terra firma por meio de uma ponte e uma linha férrea. Lindau também possui um conhecido teatro onde há apresentações de ópera, ballet e peças teatrais. As igrejas de St. Stephan e Peterskirche também valem uma visita. Para quem gosta de arquitetura, o antigo prédio da prefeitura da cidade, construído em 1422, é parada obrigatória.

COMO CHEGAR

Partindo de Zurique ou Munique você consegue boas ligações de trem com a cidade de Lindau. De carro saindo de Munique você pode pegar a A96 (estrada)

Von –Böhringer – Eigenes Werk, CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4044122

Mainau

Mainau é uma ilha no Bodensee conhecida como ilha das flores. Na primavera a ilha é recheada por tulipas, rosas e uma grande variedade de plantas exóticas, que transformam completamente a sua paisagem.

A ilha tem pouquíssimos moradores fixos (pouco mais de 100 pessoas) mas é bastante turística e por isso promove diversos eventos e shows durante o ano. É também um cenário concorrido para festas de casamento, devido à sua localização e paisagem deslumbrantes.

COMO CHEGAR

A ilha de Mainau fica bem próxima à cidade de Konstanz. Você pode partir de trem de Munique ou Stuttgart em direção a Konstanz, e então de lá seguir para Mainau.

Von Holger Uwe Schmitt – Eigenes Werk, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=68462388
Mapa com os locais citados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s