6 fatos curiosos sobre a Alemanha

A Alemanha é um país conhecido por um lado por sua cultura e rica história. Por outro, é um modelo de desenvolvimento e inovações. Um país que não pára de surpreender até mesmo quem vive nele. Por isso, trazemos hoje 6 fatos curiosos sobre a Alemanha que vão fazer você olhar o país com outros olhos. 

Os Beatles começaram sua carreira na Alemanha

Foi nos anos 60, no bairro Reeperbahn em Hamburgo, que os Beatles começaram de fato sua carreira. Lá eles viveram bons anos de sua juventude e fizeram seus primeiros concertos.

O clube Große Freiheit, em Hamburgo, era onde tocavam com frequência e existe até hoje. A Beatles Platz, ali próxima, tem uma escultura dos músicos em tamanho natural e é uma conhecida atração turística.

Photo by Mike on Pexels.com
Lei de pureza da cerveja

A Alemanha possui uma Lei de Pureza de Cerveja (Reinheitsgebot) e será muito difícil você encontrar no país uma cerveja que não seja produzida seguindo essa lei. A lei diz que a cerveja só pode ser produzida com lúpulo, malte, levedura e água.

Apesar da Alemanha ser conhecida por suas cervejas de qualidade e da famosa Oktoberfest, o país ocupa a segunda posição no consumo de cerveja. O primeiro lugar fica com a República Checa.

Photo by ELEVATE on Pexels.com
3000 tipos de pão

A Alemanha conta com mais de 3000 tipos de pão. Na próxima vez que visitar a Alemanha, vale a pena passar em uma padaria (que são encontradas por toda parte) e provar as variedades de cada região.

O tipo de pão mais consumido na Alemanha é chamado de Mischbrot, feito com uma mistura de farinha de trigo e centeio.

Photo by Markus Spiske on Pexels.com
Quase 700 anos para construir uma igreja

A Catedral de Colônia começou a ser construída em 1248 e foi finalizada somente em 1800. No total, foram 632 anos de construção de um dos monumentos mais impressionantes da Alemanha e que é referência da cidade de Colonia.

Hoje a Catedral de Colônia é Patrimônio Cultural da UNESCO e uma das atrações mais visitadas da Alemanha.

Photo by Pixabay on Pexels.com
Adidas e puma surgiram de briga de família

As marcas Adidas e Puma, ambas da Alemanha, foram fundadas por irmãos da mesma família. Após uma briga eles resolveram que cada um construiria o seu próprio império de artigos esportivos.

O resultado: duas das maiores marcas do mundo no segmento e faturam quase 30 bilhões de Euros por ano.O duelo entre os irmãos virou até filme (Duell der Brüder – Die Geschichte von Adidas und Puma, em alemão)

Photo by Suraj B on Pexels.com
A revista é uma invenção alemã

Que os alemães criaram o sistema de impressão de livros, todo mundo já sabe. Mas a invenção da impressão em forma de revista também é alemã. 

A primeira foi publicada em 1663 em Hamburgo, e se tornou a primeira publicação do mundo em formato de revista com tiragem regular. Ainda hoje a Alemanha é um dos países líderes na publicação e distribuição de revistas, tendo um mercado interno fortíssimo nesse ramo.

Photo by cottonbro on Pexels.com
Mais invenções alemãs

A Alemanha é responsável por algumas das invenções que revolucionaram o mundo. Dentre elas, podemos destacar:

  • A impressão de livros (1440)
  • Helicóptero (1936)
  • Cartão com chip (1969)
  • Formato MP3 (1987)
  • Bonde (1881)
  • Tocadiscos (1887)
  • Creme dental (1907)
  • Filtro de papel para café (1908)

Fonte:

Momondo – Überraschende Dinge über Deutschland

Welt – Erfindungen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s