O número de pessoas vivendo na Alemanha que são estrangeiras ou têm pais estrangeiros (Migrationshintergrund) não para de crescer. Atualmente vivem na Alemanha 22,3 milhões de pessoas nessa condição (27,2% da população total), a porcentagem mais alta desde 2005.
Esse número já é 2% maior que o ano anterior. Além disso, cerca de 53% dos estrangeiros ou daqueles que possuem pai ou mãe estrangeiro já possuem a nacionalidade alemã, e boa parte deles desde o nascimento.
O termo ‘Migrationshintergrund’ na Alemanha define pessoas que são estrangeiras ou tem pelo menos uma parte parental estrangeira (pai ou mãe)
De onde vêm os estrangeiros
Mais de 60% dos estrangeiros na Alemanha tem origem no próprio continente europeu. Em seguida vêm os países da Ásia, com cerca de 23% do total de estrangeiros. Com menores porcentagens ainda vem a África (5%) e Américas (3%).
O país que está no topo da lista de estrangeiros na Alemanha é sem dúvida a Turquia. Cerca de 12% dos estrangeiros vivendo no país são turcos ou filhos de turcos, seguidos da Polônia com 10% e Rússia com 6%.
Vida como imigrante
Quase a maioria dos estrangeiros (82%) migrou para a Alemanha por vontade própria (não foi forçado por guerras, por exemplo) e vivem em média há pelo menos 19 anos no país.
Cerca de um terço (32%) dos imigrantes na Alemanha fala alemão em casa e outros 14% falam o alemão junto com outra língua (do pai ou da mãe).
Fonte: