Metrô de Berlim completa 120 anos

No último dia 18 de fevereiro o metrô de Berlim completou 120 anos. 1902 foi o ano que marcou a primeira viagem de metrô na cidade, e também na Alemanha.

Hoje andar metrô na Alemanha é parte da rotina de muita gente nas grandes cidades como Berlim, Hamburgo e Munique. Mas naquela época foi uma sensação. Um pouco tarde também, já que Londres, Paris e Budapeste já tinham iniciado suas redes de metrô.

Naquela época Berlim já era uma grande cidade, e os bondes e charretes eram que tinham de dar conta do transporte de pessoas. O primeiro trajeto do metrô de Berlim tinha apenas 6 quilômetros – ligando o oeste da cidade ao centro (Potsdamer Platz). Aos poucos então começou a ser estendido.

O metrô e a guerra

O plano de expansão do metrô de Berlim (assim como de outras cidades na Alemanha) teve de ser interrompido em decorrência das duas guerras mundiais, que atingiram diretamente a Alemanha. Somente nos anos 60 e 70 pode se dar continuidade a novas linhas e estações. Mais e mais cidades investem massivamente para construir ou estender suas linhas de metrô: Essen, Frankfurt, Colônia e Munique.

O metrô foi fundamental para Berlim e as outras cidades alemãs, que no período pós-guerra tiveram um rápido crescimento de suas frotas de carros e hoje, sem metrô, seriam um verdadeiro caos. 

O metrô na Alemanha hoje

Muitas cidades na Alemanha, apesar de já possuírem boas linhas de metrô, planejam uma expansão. Em Munique e Hamburgo já há projetos de expansão em andamento. Em Berlim os projetos de expansão do metrô também estão em discussão. O que pesa muito nessa decisão são, claro, os custos. Recentemente Berlim fez a expansão de uma linha com 3 novas estações num trajeto de 2,2 quilômetros. Custo: 540 milhões de Euros.

Mapa do sistema de transporte de Berlim
Metrô de Berlim: fatos
  • O metrô de Berlim tem aproximadamente 150 quilômetros de trilhos
  • O metrô de Berlim realiza em média 600 milhões de viagens por ano
  • Em um trecho do metrô de Berlim o trem passa por dentro de um prédio, na região de Tiergarten. A linha passa entre o primeiro e terceiro andares do prédio, que é ocupado por moradias
  • Em duas estações do metrô de Berlim é permitido a pernoite para moradores de rua. Soa as estacoes Südstern e Schillingstraße
  • O metrô de Berlim usa dois tipos de trens: “magros” e “gordos”. Acontece que os túneis e trilhos das primeiras linhas (Linha U1 até U4) não são tão largos quanto os construídos posteriormente, e só comportam assim os trens “magros”
  • A BVG (empresa que gerencia o metrô de Berlim) já se candidatou a Patrimônio Cultural da Humanidade junto à UNESCO. A ação foi mais uma brincadeira do que algo sério, mas serviu para divulgar a companhia e o metrô da cidade. O vídeo da ação pode ser visto a seguir:

Fonte:

Stern – Berliner U-Bahn wird 120 Jahre alt

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s