Há muito tempo que o mercado de trabalho na Alemanha sofre com a falta de mão de obra, principalmente com a mão de obra especializada. Depois dos meses mais duros de pandemia e inflação, a economia volta lentamente ao seu rumo e empresas precisam desesperadamente de funcionários. Mas onde eles estão?
No momento, mais da metade das empresas na Alemanha enfrenta dificuldades em encontrar funcionários.
Estimamos que, no momento, 2 milhões de vagas de trabalho na Alemanha estão vazias”
Achim Dercks, representante da DIHK (Câmara alemã de industria e comercio)
Acredite ou não, mas encontrar funcionários é um dos maiores problemas da economia alemã atualmente. Sem funcionários, a produção não anda, prazos não são cumpridos e empresas deixam de estar aptas a oferecer seus produtos e serviços em acordo com a demanda do mercado.
Áreas que mais precisam
Uma das áreas que mais sofre com a falta de pessoal é a de fabricantes de componentes elétricos. Cerca de 67% das empresas nesse setor reclamam da falta de funcionários. Uma outra área que precisa urgentemente de mão de obra é a de produção de máquinas. Na indústria automobilística cerca de 65% das empresas encontram dificuldades para admitir novos funcionários.
Uma situação realmente crítica está vivendo o setor de saúde e serviços sociais. Nessas áreas, 71% das empresas relatam vagas ociosas e dificuldades em encontrar mão de obra. O setor de logística também não fica atrás: de motoristas a operadores, toda a cadeia de trabalho do setor está comprometida pela falta de funcionários.
A gastronomia também enfrenta dificuldades. Muitos restaurantes e cafés estão reduzindo seus horários de funcionamento por causa da falta de mão de obra.
A SOLUÇÃO
A solução para o problema já é conhecida há muito tempo, mas emperra nas leis alemãs. Menos burocracia para a contratação de funcionários, inclusive de funcionários estrangeiros. Além disso, empresas exigem uma maior oferta de formação profissional, por exemplo, com requalificação para pessoas que estão desempregadas.
Fonte: Tagesschau