Mais de 2 milhões de postos de trabalho vazios na Alemanha

Há muito tempo que o mercado de trabalho na Alemanha sofre com a falta de mão de obra, principalmente com a mão de obra especializada. Depois dos meses mais duros de pandemia e inflação, a economia volta lentamente ao seu rumo e empresas precisam desesperadamente de funcionários. Mas onde eles estão?

No momento, mais da metade das empresas na Alemanha enfrenta dificuldades em encontrar funcionários.

Estimamos que, no momento, 2 milhões de vagas de trabalho na Alemanha estão vazias”

Achim Dercks, representante da DIHK (Câmara alemã de industria e comercio)

Acredite ou não, mas encontrar funcionários é um dos maiores problemas da economia alemã atualmente. Sem funcionários, a produção não anda, prazos não são cumpridos e empresas deixam de estar aptas a oferecer seus produtos e serviços em acordo com a demanda do mercado.

Áreas que mais precisam

Uma das áreas que mais sofre com a falta de pessoal é a de fabricantes de componentes elétricos. Cerca de 67% das empresas nesse setor reclamam da falta de funcionários. Uma outra área que precisa urgentemente de mão de obra é a de produção de máquinas. Na indústria automobilística cerca de 65% das empresas encontram dificuldades para admitir novos funcionários.

Uma situação realmente crítica está vivendo o setor de saúde e serviços sociais. Nessas áreas, 71% das empresas relatam vagas ociosas e dificuldades em encontrar mão de obra. O setor de logística também não fica atrás: de motoristas a operadores, toda a cadeia de trabalho do setor está comprometida pela falta de funcionários.

A gastronomia também enfrenta dificuldades. Muitos restaurantes e cafés estão reduzindo seus horários de funcionamento por causa da falta de mão de obra.

A SOLUÇÃO

A solução para o problema já é conhecida há muito tempo, mas emperra nas leis alemãs. Menos burocracia para a contratação de funcionários, inclusive de funcionários estrangeiros. Além disso, empresas exigem uma maior oferta de formação profissional, por exemplo, com requalificação para pessoas que estão desempregadas.


Fonte: Tagesschau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s