O ano passado fechou com uma inflação alta, que afetou (e ainda afeta) os preços de energia e alimentos, principalmente. Agora é a vez dos contratos de telefonia celular. O presidente da Telefônica (grupo que controla as operadoras O2 e Blau na Alemanha) anunciou que os valores dos contratos de celular terão aumento nos próximos meses, podendo chegar a 10%.
A empresa alega não só a alta da inflação, mas planos de expansão que impossibilitam oferecer mais serviços pelos mesmos preços.
Quem pagará mais
A princípio, todos os clientes com contrato da operadora sofrerão com os aumentos. Pelas leis de telefonia na Alemanha, clientes têm direito de cancelar o contrato em caso de aumento de preços. Em contrapartida, a O2 informa que pretende melhorar a qualidade de seus serviços para todos os clientes, facilitando por exemplo a todos o acesso à rede 5G.
Os aumentos já eram esperados, mas as empresas telefônicas se contiveram de início, pois a concorrência no setor é muito grande e um aumento de preços poderia afastar novos clientes. Agora que a Telefónica (O2 / Blau) anunciou seu aumento de preços, o caminho está aberto para que as demais grandes operadoras como Vodafone e Telekom façam o mesmo nas próximas semanas.
Fonte: Business Insider