Há algumas semanas aeroportos de toda a Europa enfrentam problemas com falta de pessoal e cancelamento de voos. E os aeroportos da Alemanha também foram afetados.
Segundo pesquisa da agencia Hopper, o aeroporto de Frankfurt é o 2° na Europa que enfrenta mais problemas, ficando atrás apenas do aeroporto de Bruxelas, na Bélgica. A pesquisa mostra que, entre os dias 1 e 10 de julho, 68% dos voos em Frankfurt estavam com atraso.
O aeroporto de Frankfurt leva a primeira posição no número de voos cancelados, no total 7,8%. Nenhum outro aeroporto na Europa teve mais voos cancelados nesse período do que o da cidade alemã.
A raiz do problema
O caos nos aeroportos da Europa tem motivos bem claros e que até foram previstos por alguns especialistas. Durante o início da pandemia (2020/21) o movimento nos aeroportos diminuiu bastante, o que fez as companhias aéreas e aeroportos demitirem pessoal.
Com o passar do tempo, o movimento foi lentamente voltando ao normal, mas as companhias e aeroportos não contrataram pessoal para dar conta da demanda.
Só no aeroporto de Frankfurt foram demitidos mais de 4 mil trabalhadores. A companhia Lufthansa cortou mundialmente mais de 32 mil vagas. E resultado: o caos que estamos acompanhando agora.
Além disso, muitos funcionários do setor aéreo também estão afastados do trabalho por terem contraído Covid-19.

Como driblar o caos
Embora isso seja difícil, seguir algumas dicas pode reduzir suas chances de ter voos cancelados ou anulados.
- Seja flexível: viajar com o tempo apertado é um convite para dor de cabeça no aeroporto. Ter alguma flexibilidade para pegar o voo seguinte em caso de atraso pode salvar sua viagem. Evitar os finais de semana também é uma dica
- Evite grandes aeroportos: sim, é difícil, mas quanto maior o aeroporto, maior a probabilidade dele ter problemas. Frankfurt é o maior exemplo. Se você vem para a Alemanha, há outros aeroportos que também podem servir de destino, como Berlim, Munique e Hamburgo. Sim, eles também tem problemas, mas não como Frankfurt
- Voe cedo: segundo a agência Hopper, quanto mais tarde o seu voo maior a chance de haver um atraso ou cancelamento