Desde o dia 1° de julho está em vigor uma lei na Alemanha que obriga supermercados a recolherem pequenos aparelhos quebrados ou com defeito, sejam eletrônicos ou eletrodomésticos. Exemplos são celulares, torradeiras, ferro de passar, liquidificador, etc.
Mas atenção: somente supermercados que vendem esses produtos e tem uma área de no mínimo 800 m2 devem seguir essa lei. Esse é o caso da maioria dos supermercados mais conhecidos: Edeka, Netto, Aldi, Lidl.

Como funciona
Em geral o recolhimento dos aparelhos quebrados não está atrelado à compra de um novo. Ou seja, você pode ir simplesmente ao supermercado e entregar o aparelho. Isso vale para aparelhos de até 25 cm de diâmetro, como celulares ou torradeiras, por exemplo. E isso independente de onde você comprou.
Você pode devolver até 3 aparelhos do mesmo tipo de uma só vez (por exemplo 3 celulares). Supermercados que não cumprirem essa lei poderão pagar multa de até 100 mil Euros.
No caso de aparelhos grandes como máquinas de lavar, televisão ou geladeira, por exemplo, o supermercado só é obrigado a recolher o aparelho antigo na compra de um novo.
Alternativas
Descartar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos no lixo é proibido na Alemanha. Até então, quem tinha um aparelho antigo tinha de se dirigir a estações de recolhimento (em Berlim a BSR, por exemplo).
Essas estações continuam funcionando, e com a vantagem de que nelas você pode descartar até aparelhos grandes sem pagar nada. Mais informações aqui.
Fonte: Berliner Zeitung