Supermercados na Alemanha são obrigados a recolher aparelhos quebrados

Desde o dia 1° de julho está em vigor uma lei na Alemanha que obriga supermercados a recolherem pequenos aparelhos quebrados ou com defeito, sejam eletrônicos ou eletrodomésticos. Exemplos são celulares, torradeiras, ferro de passar, liquidificador, etc.

Mas atenção: somente supermercados que vendem esses produtos e tem uma área de no mínimo 800 m2 devem seguir essa lei. Esse é o caso da maioria dos supermercados mais conhecidos: Edeka, Netto, Aldi, Lidl.

Bild von dokumol auf Pixabay
Como funciona

Em geral o recolhimento dos aparelhos quebrados não está atrelado à compra de um novo. Ou seja, você pode ir simplesmente ao supermercado e entregar o aparelho. Isso vale para aparelhos de até 25 cm de diâmetro, como celulares ou torradeiras, por exemplo. E isso independente de onde você comprou.

Você pode devolver até 3 aparelhos do mesmo tipo de uma só vez (por exemplo 3 celulares). Supermercados que não cumprirem essa lei poderão pagar multa de até 100 mil Euros.

No caso de aparelhos grandes como máquinas de lavar, televisão ou geladeira, por exemplo, o supermercado só é obrigado a recolher o aparelho antigo na compra de um novo.

Alternativas

Descartar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos no lixo é proibido na Alemanha. Até então, quem tinha um aparelho antigo tinha de se dirigir a estações de recolhimento (em Berlim a BSR, por exemplo).

Essas estações continuam funcionando, e com a vantagem de que nelas você pode descartar até aparelhos grandes sem pagar nada. Mais informações aqui.


Fonte: Berliner Zeitung

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s