Inflação na Alemanha alcança quase 8%

A inflação na Alemanha, medida mensalmente, subiu pela quinta vez seguida desde janeiro deste ano. No mês de maio ela alcançou a casa de 7,9%, se comparada com o mesmo período do ano passado.

Um fator relevante para essa alta é a guerra da Rússia contra a Ucrânia, que tem limitado a produção e distribuição de alimentos, petróleo e derivados. Mas nao apenas isso: já antes, por conta da pandemia, a cadeia de distribuição já sofria com atrasos e falta de produtos.

Uma alta considerável foi do preço da energia. Nesse setor, os preços aumentaram 38,3% se comparados com o mesmo período do último ano. Alimentos, por sua vez, tiveram um aumento de 11,1%.

Segundo especialistas, o pacote de compensacoes do governo pode aliviar essa situacao e evitar que os precos subam ainda mais nos próximos meses. A Alemanha ja´está implantando uma série de medidas para aliviar os custos de pessoas e empresas: subsidio para combustivel, subsidio para transporte publico, além de ajuda financeira para aqueles que sao empregados e/ou tem filhos.

Um nível de inflação como o atingido neste mês de maio não se via na Alemanha desde a sua Reunificação, em 1990. Algo comparável aconteceu somente na década de 1970 em razão da crise do petróleo.


Fonte: Berliner Zeitung

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s