Nova linha de trem vai ligar Berlim a Paris

Berlim e Paris, duas grandes capitais europeias, estão separadas por pouco mais de 800 km. Quem hoje deseja ir de uma cidade a outra pode optar por um voo de quase 2 horas de duração ou ir de trem, sendo necessárias nesse caso algumas conexões, numa viagem que pode durar de 9 a até 16 horas.

Por isso a Deutsche Bahn e a companhia francesa SNCF planejam para o final de 2023 uma ligação direta entre as duas cidades, numa viagem com cerca de 7 horas sem conexão. Primeiramente será implantada uma rota com uma saída diária em cada direção. A ideia é oferecer uma alternativa rápida e direta aos voos, que contados o tempo de check in no aeroporto, embarque e deslocamento até a cidade podem fazer a viagem de avião durar tanto tempo que voar acaba não sendo a melhor opção.

Outras conexões também estão por vir

A empresa austríaca ÖBB também planeja, juntamente com a Deutsche Bahn, uma ligação entre Berlim e Paris, mas nesse caso para um trem noturno. Além disso, um trem rápido entre Frankfurt e Paris bem como de Stuttgart a Paris também estão nos planos.

Essas ligações facilitariam também o trânsito de pessoas para negócios entre os dois países. Com trens rápidos e acessíveis, cada vez menos as pessoas seriam dependentes de voos para se deslocarem de uma cidade a outra em pouco tempo.

o trem rápido e suas Vantagens

Uma viagem de avião como Berlim a Paris pode a princípio parecer a melhor opção, mas tem de ser levados em consideração o tempo gasto com check in, despacho de bagagens, controle e ainda se deslocar até a cidade depois de chegar no aeroporto de destino.

Uma viagem de trem ligaria regiões centrais das duas cidades, Além disso, os trens rápidos dispõem de Internet, que possibilita usar as horas do trajeto para trabalhar ou relaxar.

Uma outra grande vantagem é a ambiental: os trens são movidos em grande parte com energia renovável (ao menos na Alemanha), ao contrário dos aviões, que são um dos grandes vilões da emissão de gases poluentes.


Fonte:

Tagesschau | Stern

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s