Quem vive na Alemanha sabe o sufoco que tem sido nos últimos anos para encontrar um imóvel. E quem encontra, tem que desembolsar mais dinheiro para pagar o aluguel. Dentre outros fatores, está a lentidão em construir novas moradias. Assim, as disponíveis ficam cada vez mais escassas e concorridas.
O que o país precisa
Segundo estatísticas oficiais, no ano passado foram construídas na Alemanha menos de 300 mil novas moradias. O problema é que o país precisa de quase 400 mil novas moradias por ano, para que o mercado imobiliário consiga respirar e quem paga aluguel encontre algo dentro da realidade.
Há vários anos a Alemanha vem tendo uma crescente demanda por novas moradias, mas o ritmo de construção não é tão rápido quanto o necessário para suprir essa demanda.
O que pode ser feito
O novo governo da Alemanha tem propostas para construir mais moradias a preços acessíveis, mas elas ainda não saíram completamente do papel. As entidades do setor alegam também que uma redução dos impostos para a construção civil tornaria o processo mais acelerado.

Fatos sobre moradia na Alemanha
– 46,5% das pessoas na Alemanha moram em um imóvel próprio
– Cada morador tem em média 47,4 m² disponíveis
– Um imóvel na Alemanha tem em média 92 m²
– Com aluguel são comprometidos em média 27,2% da renda
Fonte:
Spiegel: Weniger als 300.000 neue Wohnungen in Deutschland 2021