Estudar na Alemanha: conheça as opções e tudo o que você precisa

A Alemanha é um país que atrai muitos estudantes. Isso acontece por uma série de motivos. O país conta com diversas universidades de excelência, riqueza cultural e histórica, além de uma boa qualidade de vida. Para estudantes da língua, há boas oportunidades para aprender e até se desenvolver profissionalmente.

Para quem quer estudar na Alemanha, há alguns passos que precisam ser seguidos. Esses passos vão te ajudar a fazer a escolha que mais se adequa ao seu perfil e necessidades, podendo aproveitar assim tudo o que o país oferece.

1° Passo: defina seu objetivo

Há diferentes opções para quem quer estudar na Alemanha, e o primeiro passo é definir o seu objetivo. Você quer fazer um curso de alemão na Alemanha? Um intercâmbio acadêmico? Fazer um estágio em uma empresa? Ainda há a possibilidade de fazer toda sua graduação ou pós-graduação na Alemanha.

Então, antes de começar a buscar informações sem foco, defina o que você quer e será tudo muito mais fácil. Muitos brasileiros desejam fazer um curso de alemão na Alemanha. Se esse é o seu caso, clique aqui para mais informações.

2° Passo: o que e onde estudar

Se a sua escolha é estudar na Alemanha, então o próximo passo é se inteirar do mundo acadêmico no país.

EM QUE CIDADE?

A Alemanha tem boas universidades espalhadas por todo o país. Desde as cidades históricas com toda sua cultura até grandes centros. Mas fique atento: nem sempre o curso que você quer fazer é oferecido na cidade que te interessa. Então, faça uma lista das cidades que te interessam e procure por universidades nessas cidades que oferecem o curso que você procura.

EM QUE UNIVERSIDADE?

Seja qual for sua área de interesse, haverá uma opção na Alemanha. No país há 3 tipos de cursos superiores: universidades, universidades técnicas (como no Brasil), universidade de artes (arte, música, filme).No site Hochschulkompass (em inglês) você pode procurar por sua área de interesse e terá informações completas como: quais universidades oferecem o curso, duração, datas para aplicação e muito mais.

3° Passo: requisitos necessários

O próximo passo é verificar se você preenche os requisitos necessários. Para estudar em uma universidade alemã é necessário que sua formação seja reconhecida. Esse documento se chama Hochschulzugangsberechtigung (HZB). Na prática é o que te garante o acesso ao sistema de ensino alemão. Se você quer fazer intercâmbio, o HZB tem que atestar que você estuda em uma universidade equivalente no Brasil. Se você quer fazer mestrado, seu HZB tem que comprovar que você fez o bacharelado em uma área correspondente no Brasil. E assim por diante.

É importante ressaltar que a maioria dos cursos são em alemão. Nesse caso, você precisará comprovar também conhecimento suficiente da língua para se matricular no curso.

FORMALIDADES

Independente do tipo de curso que você queira fazer, é importante notar algumas formalidades que precisam ser seguidas:

  • VISTO: Você precisa de um visto para estudar na Alemanha? No caso de brasileiros, é necessário um visto para poder estudar aqui.
  • COMPROVAÇÃO FINANCEIRA: também independente do curso que você queira fazer, é exigida uma comprovação financeira para cobrir os gastos no período que você ficará no país. Esse valor gira em torno de 10.332 € para um ano de estudos.
  • SEGURO-SAÚDE: para estudar na Alemanha é necessária a comprovação de um seguro-saúde pelo tempo da estadia.

Você pode obter mais informações sobre vistos e comprovação financeira contatando a embaixada alemã ou consulado.

4° passo: prepare-se

Durante todo esse processo é bom já ir pensando em como será sua estadia na Alemanha. Para isso, é preciso já ir procurando informações sobre os seguintes pontos:

  • CUSTOS: você já fez a comprovação financeira, mas não sabe ainda quanto realmente precisa para viver na Alemanha? A internet está cheia de locais onde você pode obter informações mais precisas. Em grupos de Facebook, por exemplo, você pode perguntar para brasileiros que já vivem em sua cidade de destino qual o valor médio de um aluguel, quanto custa o transporte público, supermercado, etc.
  • CANDIDATURA: fique atento para os prazos de candidaturas, Na Alemanha os prazos são respeitados e não se aceita documentos enviados depois da data estipulada.
  • CURSO DE ALEMÃO: estudantes estrangeiros precisam comprovar conhecimentos da língua alemã (caso o curso seja em alemão). A Alemanha conta com vários cursos internacionais em inglês, onde, claro, o alemão não será uma exigência.
  • MORADIA: uma dica é começar o quanto antes a procurar uma moradia na sua cidade de destino. Sim, há moradias estudantis, mas as vagas são limitadas e fazer isso do Brasil é um pouco complicado. O melhor é procurar por quartos em sites como WG-Gesucht, contatar os anunciantes e assim já ter algumas entrevistas marcadas para logo depois de sua chegada na Alemanha.

Fonte: Study in Germany

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s