Coisas que não funcionam na Alemanha

A Alemanha é conhecida pela sua economia forte, qualidade de vida e eficiência. Mas para quem vive aqui, há alguns problemas que fazem parte do dia-a-dia e mesmo os alemães não conseguem entender ou esconder sua irritação. Aqui uma lista dos (entre outros) 4 problemas que farão você gastar todos os palavrões em alemão que você conhece:

Pagamento eletrônico 

Fazer pagamentos com cartão ou celular já é comum em boa parte do mundo. Mas na Alemanha o pagamento eletrônico caminha a passos de tartaruga, pra não dizer que em alguns lugares ele nem existe. Os alemães gostam muito de usar dinheiro em espécie, mesmo as moedas.

Seja no táxi, restaurante ou no bar: estrangeiros na Alemanha geralmente ficam surpresos por alguns deles não aceitarem pagamento em cartão. Alguns taxistas só aceitam pagamento em dinheiro e nem todo restaurante terá uma máquina de cartão.

Muitos lugares só aceitam o cartão EC (sistema de débito dos bancos alemães). Ou seja, só para quem tem conta em banco alemão.

Em outros países, como a Inglaterra, o pagamento sem dinheiro é usado de forma muito mais ampla e a população em geral se preocupa menos do que os alemães com um possível controle do governo ou dos bancos. Lá, até músicos de rua já aceitam pagamento em cartão, o que seria quase impensável na Alemanha de hoje. 

Segundo dados oficiais, o pagamento com cartão tem crescido na Alemanha nos últimos anos (também por causa da Pandemia), mas ainda é muito abaixo de outros países europeus. 

Os alemães fazem em média 54 pagamentos por ano com cartão. Na Suécia, esse número sobe para 333 e na Inglaterra chega a 315.

Statista
Internet móvel

Moro em Berlim, a maior cidade da Alemanha, e posso dizer que internet móvel aqui é quase uma lenda. Vivo em uma região central e com frequência meu celular só alcança a rede “E”, uma rede antiga que já está a muito ultrapassada e é bem lenta. E não, o problema não é meu celular. Amigos e pessoas próximas já relataram o mesmo. 

Vai viver em uma cidade pequena? Se prepare, pois é provável que lá nem a rede “E” te alcance. Quando eu viajo para outras cidades aqui na Alemanha, já sei que passarei algumas horas (ou dias) quase sem sinal de celular. O problema é ainda maior no sul da Alemanha e em áreas rurais.

Segundo dados oficiais, em cerca de 11% do território alemão o sinal de celular é ou muito ruim ou simplesmente inexistente.

SPIEGEL

A saída (pelo menos em grandes cidades como Berlim) é procurar sinais abertos de Wifi, que são disponibilizados por cafés, lojas e até mesmo o metrô, que oferece conexão gratuita com a internet para os usuários.

Setor de Serviços

A Alemanha é conhecida no setor de serviços como Servicewüste (deserto de serviços). Os próprios alemães sabem disso e frequentemente vejo exemplos no dia-a-dia de como em alguns setores você vai sofrer muito para conseguir a ajuda de alguém ou um atendimento decente.

Vai ao supermercado? Então se prepare para você mesmo empacotar suas compras e passar rápido no caixa. Se demorar, o próprio caixa vai reclamar com você. Abastecer o carro? Você mesmo tem de descer e ir até a bomba de combustível. Esses são apenas alguns exemplos de serviços que, para quem vem do Brasil, fazem parte do cotidiano, mas aqui na Alemanha você não encontra.

Além disso, muitas vezes pior que a falta de serviço é o serviço de má qualidade. Em mais de 10 anos vivendo na Alemanha, foram poucas as vezes que de fato fui atendido por pessoas realmente simpáticas, seja numa loja, restaurante, hotel ou algo do tipo. Sabe aquela sensação de que você é apenas mais um cliente, que só ganha um sorriso se comprar algo? Pois é.

Digitalização de serviços públicos 

Enquanto em outros países é possível fazer a solicitação de praticamente qualquer documento de forma online, na Alemanha isso é quase uma piada de mal gosto.

Até mesmo a Embaixada do Brasil em Berlim me surpreendeu, quando precisava renovar meu passaporte e fiz TUDO online, só indo lá para buscar o passaporte.

Já as repartições públicas alemãs andam no século passado. A única coisa que, em geral, você consegue fazer online aqui na Alemanha é agendar um horário para solicitar documentos em repartições públicas, E só. Nada de mandar documentos digitais, assinatura digital. É tudo pessoalmente ou por correio.

Certa vez, precisava solicitar um documento na prefeitura daqui. Para isso, eu tinha de enviar meus comprovantes de renda. Como recebo o comprovante de renda de forma online (PDF), enviei assim mesmo o PDF para a prefeitura, por e-mail. Eles me mandaram um e-mail avisando que eu teria de mandar os comprovantes (que são digitais) por correio. Sim, eu tive de imprimir e enviar os comprovantes por carta para a prefeitura. 



Fontes:

Spiegel – Netzloch in Deutschland

Statista – Kartezahlung

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s