Fuga em massa das igrejas na Alemanha

É cada vez maior o número de pessoas na Alemanha que deixam as igrejas Católica e Protestante, as duas maiores do país. Somente em 2019 quase meio milhão de pessoas se afastaram da igreja, um recorde até então.

Desde 2014 tanto as igrejas Católica como Protestante vem perdendo uma média de 200 mil membros cada uma, todo ano. O Catolicismo conta atualmente na Alemanha com 23,3 milhões de seguidores, enquanto o Protestantismo com 20,2 milhões. 

Menos membros, menos dinheiro

Na Alemanha, membros das igrejas Católica e Protestante têm de pagar um imposto (Kirchensteuer), que é descontado do salário e repassado às igrejas. A redução do número de membros impacta assim diretamente na arrecadação das igrejas. 

Em contrapartida, as igrejas Católica e Protestante tentam conter a fuga de fiéis, oferecendo cultos online, que também se adequam às regras para eventos durante a pandemia.

Vai se mudar pra Alemanha? Não pague imposto à toa

Se você é católico(a) ou protestante e vai se mudar para a Alemanha, saiba que continuar praticando sua fé (ir à igreja) vai custar um imposto (Kirchensteuer). Membros dessas igrejas aqui pagam o imposto e acham justo, pois veem isso como forma de apoiar as suas igrejas. 

Se você não quiser pagar esse imposto (mesmo tendo uma das duas religiões), você precisa ficar atento(a) ao formulário de registro na cidade onde vai morar (Anmeldung). Nesse formulário você deve marcar sua religião (caso tenha uma). Marcando “Católico” (katholisch) ou “Protestante” (evangelisch) você automaticamente já começará a pagar o imposto (caso trabalhe). 

Fonte:

ZDF – Religionsgemeinschaft

Statista – Religion in Deutschland

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s