Diversidade das famílias na Alemanha: casados, “juntados”, hetero- e homossexuais

Assim como em outros países, a família desempenha um importante papel na sociedade alemã. Mas o que se entende por família aqui é em alguns pontos similar e em outros bem diferente do Brasil.

Cerca de metade da população na Alemanha vive em família. E pra ficar bem claro, essa é a definição oficial de família na Alemanha:

Por família se entende todas as relações de mães e pais com filhos, além de relações hetero ou homossexuais bem como pais e mães solteiros com filhos. Crianças adotadas também pertencem à relação familiar.

Destatis
Mães e pais com filhos

A forma mais encontrada de família na Alemanha continua sendo um casal heterossexual com filhos (70%), mas outras formas de família vem crescendo nos últimos anos. Por exemplo, as famílias formadas por pai e mãe não casados com filhos dobrou nos últimos 20 anos, chegando a 8,2 milhões de famílias nessa configuração. Cerca de 10% dos pares com filhos não são casados.

Mas nenhuma outra forma de família cresceu tanto como as formadas por mãe ou pai solteiros com filhos. Esses já representam 20% de todas as famílias. Vale ressaltar que, na Alemanha, quase 90% dos que criam uma criança sozinhos são mulheres.

Casais homoafetivos

Também em crescimento constante está o número de casais homoafetivos. Na Alemanha já são quase 150 mil. Uma importante vitória para casais homoafetivos foi a implementação da união estável para esses casais, que os garante não só direitos mas também a possibilidade de adotar uma criança. 

Solteiros

Na contramão das formações familiares, outro número que é bem alto (e cresce cada vez mais) é o de pessoas que vivem sozinhas em um apartamento/casa. 42% para ser mais exato. Esse crescimento se deve não apenas a jovens que moram sozinhos, mas também a idosos que, após a perda do(a) parceiro(a) acabam vivendo sozinhos. 

Fonte:

Destatis – Familien

Tatsachenüber Deutschland

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s