5 diferenças culturais para brasileiros que chegam na Alemanha

Brasileiros que chegam na Alemanha logo notam que a vida aqui funciona de uma forma diferente se comparado ao Brasil. Há inúmeras diferenças entre as duas culturas, mas aqui estão as principais diferenças que um brasileiro percebe logo ao chegar na Alemanha:

1. Separação do lixo 

Sim, a separação do lixo na Alemanha não é só coisa de quem tem consciência ambiental. Todo mundo é obrigado a separar o lixo e quem não fizer pode pagar multa (Kreislaufwirtschaftsgesetz). Em todos os prédios há containers para cada tipo de lixo: papel (azul), embalagens (amarelo), lixo orgânico (marrom) e lixo não reciclável (preto). As cores dos containers podem variar de região para região, mas fato é que separação do lixo faz parte da vida de todo mundo que mora na Alemanha, não importa em que cidade.

2. Seja o exemplo

Sabe a história de que um pedestre alemão fica parado no sinal vermelho, mesmo que seja 2 da manhã e não venham carros dos dois lados? Ela é verdadeira. Sim, há exceções, mas em geral as regras são respeitadas não apenas por medo de multa ou punição. Os alemães acreditam que eles são os maiores exemplos para jovens e crianças.

Faz sentido. Ou você acha que seus filhos vão respeitar o sinal vermelho se você não respeita? 

3. cada um paga sua conta

No Brasil é comum amigos saírem para comer ou beber e no final dividir a conta por igual. Na Alemanha não. Aqui cada um paga o que consumiu (exatamente o que consumiu) . Já vivo na Alemanha há mais de 10 anos e essa é uma das diferenças que mais me agrada. E antes que você discorde: você acha justo quem chega mais tarde no bar pague o mesmo que os outros? Quem só bebeu pagar o mesmo que quem comeu e bebeu? Ou aquele que só tomou duas cervejas dividir a conta por igual com quem pediu um drink caro? Pois é, na Alemanha isso tudo já é evitado quando cada um paga pelo que consumiu. E ponto. 

4. Silêncio

Cansou da música alta do vizinho de madrugada? Não aguenta mais o barulho na sua rua nos fins de semana? Brasileiros que chegam na Alemanha tomam um baque ao ver que as madrugadas e fins de semana (pelo menos em comparação com as grandes cidades do Brasil) são bem silenciosos. E isso é lei (“gesetzliche Nachtruhe”, algo como ‘descanso noturno por lei’). Durante a semana ela vale de 22h às 6h. No domingo e feriados há o “Sonn-und Feiertagsruhe” (descanso de domingo e feriado) que também proíbe barulhos durante o dia todo.

5. Você vai ouvir ‘não’ como nunca ouviu na vida

Os alemães são bem sinceros e diretos, e resultado disso é ser comum falar “não”, nas mais variadas situações. Se no Brasil muita gente fica sem jeito de negar um pedido, na Alemanha isso é feito sem rodeios. Os alemães não falam “não” por falta de respeito, mas sim porque conhecem suas prioridades e interesses. Se você fala sim pra tudo, acaba deixando de lado as suas prioridades e planos para atender às necessidades dos outros. Ou seja, alguém vai decidir o que é prioridade pra você, e isso os alemães não querem.

Fontes:

DW

Bußgeld Mülltrennung

Gesetzliche Nachtruhe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s