Por que não viver de forma ilegal na Alemanha: 5 motivos para não tornar seu sonho num pesadelo

Com a atual situação política e econômica no Brasil, é cada vez maior o número de brasileiros que querem viver no exterior. Por outro lado, cresce também o número de canais e blogs que incentivam e dão dicas para brasileiros viverem de forma ilegal no exterior, o que é extremamente perigoso e não recomendado.

Viver ilegalmente no exterior, além de ser um crime, te priva do acesso a praticamente tudo que o país oferece: empregos de forma legal, acesso aos sistemas de saúde, educação e de previdência. Além disso, a vida do imigrante ilegal é dominada pelo medo constante e incertezas, e a possibilidade real de ser deportado a qualquer momento.

Por isso, trazemos aqui os problemas e restrições que a vida como imigrante ilegal na Alemanha traz, o que pode transformar seu sonho de viver no exterior em um pesadelo sem fim.

Trabalho

Vivendo de forma ilegal voce nao consegue um trabalho legal na Alemanha. Isso parece óbvio, mas ao contrário de outros países, onde muitos imigrantes ilegais conseguem trabalhar ( com documentos falsos, por exemplo), na Alemanha isso é quase impossível, pois o controle é muito maior. Assim, as próprias empresas na Alemanha já exigem que os candidatos tenham todos os documentos regularizados, para evitar problemas.

Mas e se eu trabalhar “informalmente” pra alguém e receber em dinheiro?”

O problema vai ser encontrar alguém que aceite isso, pois o empregador também estará correndo risco por fazer algo ilegal. E mesmo que isso aconteça, você não terá contrato, nem segurança nenhuma. Se você se machucar no trabalho, o que você faz? Se você não receber seu salário, o que você faz? Trabalhar ilegalmente te deixa sem ter pra onde correr e vai te trazer mais problemas do que você pode imaginar. 

Moradia

Quando um estrangeiro aluga um imóvel ou quarto na Alemanha, o primeiro documento solicitado é o passaporte, juntamente com o visto. Sem isso, não tem conversa. Claro que há pessoas que oferecem um aluguel “informal” de quartos, por exemplo, mas isto é ilegal e pode trazer graves problemas para o locatário. O mesmo vale para um hotel ou pensão: o passaporte é solicitado e o visto é checado. Nenhum hotel vai te aceitar se você não estiver legalmente na Alemanha.

Além disso, um documento importantíssimo na Alemanha é a Anmeldung (registro no bairro em que se mora). Esse registro só se consegue com um imóvel ou quarto alugado de forma legal e ele é necessário para quase tudo aqui, como por exemplo abrir uma conta em banco. 

Saúde

Na Alemanha todos são obrigados a ter um seguro-saúde. E claro que você só pode ter um seguro-saúde se viver legalmente aqui. Para quem vive de forma ilegal, a vida consiste numa constante preocupacao para que nada aconteca, pois se algo acontecer (adoecer ou acidente) voce nao terá acesso ao sistema de saúde.

Ou se tiver (em uma emergencia, por exemplo), a sua situacao ilegal provavelmente vai te levar a uma deportacao tao logo possível. 

Educação

O sistema público de educação na Alemanha é muito bom e abrangente, mas claro que somente quem vive de forma regularizada pode ter acesso a ele. O governo investe pesado em programas de capacitação, e mesmo imigrantes podem ter acesso a cursos de alemão e capacitação profissional de forma gratuita. Mas óbvio, somente se estiverem legalmente no país.

Viver de forma ilegal na Alemanha significa anular qualquer chance de aprender e se desenvolver profissionalmente, e isso num país onde o profissional qualificado e com cursos é muito mais valorizado do que no Brasil. 

Previdência

Como quem vive ilegalmente não encontra trabalho regularizado, também não pode contribuir para a previdência. Se a vida de um imigrante ilegal já é dificil (na Alemanha ou em qualquer país), imagine viver sem ter perspectivas futuras.

O imigrante ilegal na Alemanha terá de passar toda a sua vida aqui tendo de se virar todos os dias para sobreviver e, quando mais velho, nao terá aposentadoria ou outros benefícios sociais.

2 comentários Adicione o seu

  1. Milton DeOliveira disse:

    Há limites de idade para a obtenção de vistos de permanência na Alemanha?

    Curtir

    1. Olá Milton, a priori nao há limite de idade para a obtencao de vistos na Alemanha, desde que claro se preencha os requisitos necessairos para cada tipo de visto.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s