Como a Alemanha vai te ensinar a falar “NÃO”

Vivo na Alemanha há mais de 10 anos e uma das coisas mais valiosas que aprendi aqui foi a falar “não”.

Falar “não”? Mas como assim?

Exato, falar “não”. Crescendo no Brasil, absorvi a ideia de que negar algo que alguém te oferece, negar ajudar alguém é falta de respeito. E não, isso não era somente na minha família. Em vários outros ambientes e situações se repetia sempre a mesma cena. Um “não” como resposta soava quase que como uma afronta. “Mas toda a galera vai pro bar X hoje, por que você não?”, “Mas a sobremesa está ótima, por que você não quer?”.

Sim, parecem situações triviais (e são), mas elas moldam totalmente a forma pela qual as pessoas se relacionam e interagem, e esse foi meu primeiro choque de cultura ao chegar na Alemanha. No início aqui, fiz sim algumas coisas sem ter a mínima vontade, só para parecer simpático. Com o tempo, fui percebendo como as outras pessoas se comportavam, até que um dia convidei um amigo para ir num bar. A resposta: “não”. Eu, ainda com a vivência do Brasil, insisti: “Mas por que não?”. E ele respondeu: “Eu não tenho que me explicar.”

“NÃO” é uma resposta completa

Parece grosseiro? Hoje eu sou assim e vejo como as pessoas reagem numa boa, pois está subentendido que se você fala “não”, você tem um motivo pra isso e deve ser respeitado.

Na Alemanha, quando alguém fala não para sua pergunta ou solicitação, não tente convencer a pessoa do contrário, exigir uma explicação, ou algo do tipo. Se alguém não quer fazer algo. “não” já é uma resposta completa e por respeito se deve aceitar isso.

Se você não decidir suas prioridades, alguém vai decidir por você

Os alemães não falam “não” por falta de respeito, mas sim porque conhecem suas prioridades e interesses. Se você fala sim pra tudo, acaba deixando de lado as suas prioridades e planos para atender às necessidades dos outros. Ou seja, alguém vai decidir o que é prioridade pra você, e isso os alemães não querem.

Sabe quando você precisa de qualquer forma estudar para uma prova e seus amigos insistem em sair à noite? Aqui na Alemanha você simplesmente fala não e, se quiser, diz o motivo. Se eles são seus amigos de verdade, vão respeitar seu “não” porque entendem que estudar essa noite é a sua prioridade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s