Alemanha, a terra dos pães, tem cada vez menos padarias

A Alemanha, que tem mais de 3 mil tipos de pães diferentes, também é conhecida por suas padarias, onde se pode encontrar uma imensa variedade de pães e estão presentes em todo canto.

Apesar disso. o número de padarias no país vem diminuindo. No ultimo ano, a quantidade de padarias que fecharam as portas superou o numero de novas padarias. No final de 2022 cerca de 9.600 padarias estavam registradas no país. Isso representa 3,6% menos do que no ano anterior.

No total, 780 redes de padarias sumiram do mapa e 422 surgiram em 2022.

Os motivos da queda

A recente pandemia impactou o funcionamento de boa parte do setor de padarias, mas principalmente a crise energética que a Europa vem vivendo, com energia mais cara, e a alta dos preços de ingredientes para a produção dos pães são os principais culpados do fechamento de padarias.

O setor de padarias tem no ano passado um volume de vendas de 16,27 bilhões de Euros. É um valor alto, mas alcançado também porque os preços em geral subiram, inclusive dos pães.

Um outro motivo é que supermercados também vendem pães (em geral mais barato do que na padaria) e são assim uma concorrência no setor.

A cultura do PÃO na Alemanha

O pão na Alemanha, diferente do Brasil, não é um alimento que está presente em geral somente na mesa do café da manha. Os alemães comem pão o dia inteiro, e de todas as formas possíveis.

Além do café da manha, na Alemanha é bastante comum se almoçar belegtes Brötchen (um pão com frios, legumes e salada). À noite, o Abendbrot é um hábito de muitos. Abendbrot também é um pão com os acompanhamentos que o belegtes Brötchen recebe, mas em geral com os ingredientes colocados em um prato, já que em geral se come em casa.

Bild von Myléne auf Pixabay


Fonte: Deutsches Brotinstitut | ZDF

Deixe um comentário