Gás mais caro na Alemanha: 5 dicas de como economizar

A alta no preço do gás já não é mais novidade pra ninguém. Mas ninguém sabe ainda ao certo quanto vai pagar na próxima conta, que pode ser bem alta. Boa parte dos imóveis na Alemanha são aquecidos a gás. O gás também é bastante utilizado para aquecer o chuveiro e a água das torneiras.

Não dá pra radicalizar e simplesmente desligar o aquecimento (o inverno está logo aí) ou tomar banhos frios.

Mas há algumas dicas que podem te ajudar a reduzir o seu consumo de gás e assim o valor da conta. E a maioria delas você mesmo pode aplicar sem muito esforço ou conhecimento técnico. Até mudanças de hábito podem contribuir para não pagar uma fortuna no fatura do gás.

Reduza a temperatura ambiente

Pode parecer uma dica óbvia, mas muita gente nem sabe qual a temperatura regulada em seu apartamento. Em algum cômodo do seu imovel há um medidor mostrando a temperatura ambiente, e você pode reduzir essa temperatura mesmo em dias frios.

Sim, pode ser que você tenha que usar uma blusa e meias dentro de casa, mas saiba que cada grau a menos no aquecimento pode representar uma economia de 6% na sua conta de gás.

A Associação de Inquilinos da Alemanha (Deutscher Mieterbund) recomenda uma temperatura na sala entre 20 e 22 graus, no quarto entre 16 e 18 graus.

“Ah, mas eu vou dormir no frio?” Você prefere usar mais cobertores ou pagar uma conta absurda? A decisão é sua.

Caso você viaje, a temperatura pode ser ajustada para cerca de 15 graus. Quando você voltar da viagem, basta ajustar aos valores de costume.

Bild von Алексей Смирнов auf Pixabay
Tire o ar do aquecedor

Isso é só para o caso de você desconfiar que seu aquecimento não está funcionando corretamente: pode ter ar dentro do sistema, o que causa mau funcionamento. Ao lado do corpo do aquecedor há uma entrada que parece uma fechadura.

Você pode comprar uma chave apropriada (Entlüfterschlüssel) que custa entre 2 e 5 Euros em lojas de construção (Bauhaus, Hellweg, OBI). Com essa chave você vai tirar o ar do sistema e assim o aquecimento funcionará sem problemas. Na internet há vários vídeos mostrando como usar a chave para tirar o ar do sistema (procure por “Heizung entlüften”).

Bild von TeemaTuotanto auf Pixabay
Isolamento de portas e janelas

Não adianta seu aquecimento estar ligado se portas e janelas não estão bem isoladas. Isso acontece bastante com portas e janelas antigas, que não tem um sistema de isolamento apropriado. Mas você pode dar um jeito nisso.

Nas lojas de material de construção você encontra uma fita de isolamento (Dämmstreifen) que pode ser usada nos batentes de portas e janelas. Claro que não ficarão como portas e janelas novas, que tem um isolamento muito bom, mas certamente vai ajudar seu imovel a conservar melhor o calor e assim gastar menos energia.

Photo by Harrison Haines on Pexels.com
Aquecimento sem bloqueios

Outras dica que parece óbvia mas muitos nem notam. O aquecimento tem de estar livre! Portanto, nada de cortina ou sofá na frente do aquecimento, pois eles obstruem a circulação do ar quente produzido pelo aquecimento e basicamente você está jogando dinheiro no lixo.

A recomendação é deixar pelo menos 30 cm de espaço entre qualquer coisa e o aquecimento E se possível deixá-lo completamente livre, ainda melhor.

Bild von binarydog auf Pixabay
Deixe ar fresco circular

No frio seu imovel também precisa de ar fresco. Ou você quer respirar o mesmo ar durante meses? A dica é fazer isso abrindo a janela algumas vezes por dia por alguns minutos (querlüften). Isso faz com que entre ar fresco no imovel sem uma perda considerável da temperatura ambiente.

Bild von user32212 auf Pixabay

Fonte: Deutscher Mieterbund

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s