O tão esperado dia da sua mudança para a Alemanha está chegando e você já está preparando a mala. Mas o espaço não é ilimitado e você precisa escolher bem o que levar na sua viagem.
Nesse artigo já falamos que alugar container para trazer móveis e eletrodomésticos/eletrônicos é uma completa besteira. Mas hoje o assunto são itens menores, mas que podem fazer muita falta para a sua vida aqui na Alemanha.
Abridor de latas
Um abridor de latas é uma das coisas mais úteis que você pode trazer para a Alemanha. E se não trouxer (como eu) vai sentir muita falta. Sim, existe abridor de latas na Alemanha, mas o que usam aqui é esse trambolho da foto à direita. Grande, complicado, até parece que você precisa de um manual para usar. Já o pequenininho brasileiro é prático e simples.
E não se esqueça: como o abridor é um objeto pontiagudo, deve ser colocado na bagagem a ser despachada.

Brasil

Alemanha
Adaptador de tomada
A voltagem na Alemanha é de 220 V. Sim, eu sei que seus aparelhos são bivolt, mas as tomadas aqui são de um tipo diferente do Brasil (tipo F “Schuko”, como na imagem abaixo) e você vai precisar de adaptador pra todo eletrônico que trouxer do Brasil.
Ainda no Brasil, é só comprar um adaptador universal com dois pinos.

Remédios
Muitos remédios que no Brasil você compra sem maiores burocracias, na Alemanha eles exigem receita. Remédios para febre, dores no corpo, por exemplo, só são vendidos aqui com receita médica. Vale lembrar que há um limite para a quantidade que você pode portar ao entrar na Alemanha, que corresponderia a 3 meses de uso do medicamento.
Remédios controlados e anticoncepcionais devem ser acompanhados de receita médica em inglês.

Documentos pessoais
Se a sua ideia é viver por algum tempo na Alemanha, você vai sim precisar de quase todos os seus documentos pessoais. RG, CPF, certidão de nascimento, carteira de reservista, título de eleitor, CNH…
A questão aqui é que sempre há situações (como renovação de passaporte) onde você pode ter de apresentar esses documentos, e mandar buscá-los no Brasil pode te dar bastante trabalho. Eu mesmo me livrei dessa preocupação por ter trazido quase todos os documentos pra cá, e quando em certa ocasião precisei da minha certidão de nascimento, ela estava lá.
Também é recomendável trazer certificados e diplomas devidamente traduzidos (tradução juramentada).

Objetos de valor afetivo
Você tem um urso de pelúcia gigante que te acompanhou a infância inteira e não se separa de você? É óbvio, infelizmente, que ele vai ter de ficar no Brasil. O espaço na mala não é muito grande, por isso os objetos de valor afetivo aos quais nos referimos aqui são objetos pequenos. Aquela jóia que você ganhou da avó, um objeto de decoração pequeno mas que você gosta muito…
A ideia de trazer objetos de valor afetivo é tornar seu novo lar na Alemanha mais aconchegante e familiar. O início aqui pode ser difícil, mas ter algum objeto de valor afetivo por perto vai aliviar um pouco a saudade do Brasil, familia e amigos.
