Milhões de vagas de emprego na Alemanha: saiba quais setores precisam mais

Você já deve ter acompanhado o caos aéreo que não só a Alemanha mas toda a Europa vive. Dentre outros motivos, a principal razão para isso é a falta de mão de obra. Mas não são só os aeroportos que estão com postos de trabalho vazios.

Na Alemanha, várias outras áreas precisam urgentemente de profissionais qualificados. De janeiro a junho deste ano foram publicadas mais de 5 milhões de vagas na Alemanha em jornais e internet, e muitas delas ainda continuam esperando ser ocupadas.

Os mais procurados

O setor onde há a maior oferta de vagas é o de trabalhos manuais (Handwerker). Essa categoria engloba várias profissões como instalador, eletricista, pintor, marceneiro, mecânico de automóveis, dentre outros. Para essas profissões houve mais de 1 milhão de anúncios publicados entre janeiro e junho de 2022.

Importante! Para profissões manuais e técnicas na Alemanha (eletricista, mecânico, etc) é necessária uma formação profissional (Ausbildung) ou equivalente

Engenheiros e arquitetos vêm logo em seguida. Para esses profissionais, foram publicadas cerca de 1 milhão de vagas do início do ano até agora. A Gastronomia também aparece e faltam desde garçons até cozinheiros e baristas.

Photo by Miguel Angel Vaca on Pexels.com
Onde estão as vagas

Os estados de Nordrhein-Westfalen e Bayern (Baviera) são os que mais tiveram vagas publicadas, com cerca de 1,2 milhões. Já a cidade com mais ofertas é Berlim. A capital alemã está disparada na primeira posição com mais de 430 mil vagas ociosas, seguida por Munique com 280 mil.

Photo by Pixabay on Pexels.com
Como se candidatar

Caso você tenha as qualificações necessárias, é possível se candidatar para as vagas mesmo ainda estando no Brasil. Sites como o indeed mostram vagas em todo o país. Basta digitar na busca a profissão (em alemão) e a cidade.

Outro site que também ajuda na busca é o da Agentur für Arbeit (agência do governo para emprego) e a busca funciona da mesma forma.

A candidatura em geral pode ser enviada por e-mail e uma eventual entrevista também pode ser feita de forma digital.


Fonte: Süddeutsche Zeitung

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s