Você já deve ter acompanhado o caos aéreo que não só a Alemanha mas toda a Europa vive. Dentre outros motivos, a principal razão para isso é a falta de mão de obra. Mas não são só os aeroportos que estão com postos de trabalho vazios.
Na Alemanha, várias outras áreas precisam urgentemente de profissionais qualificados. De janeiro a junho deste ano foram publicadas mais de 5 milhões de vagas na Alemanha em jornais e internet, e muitas delas ainda continuam esperando ser ocupadas.
Os mais procurados
O setor onde há a maior oferta de vagas é o de trabalhos manuais (Handwerker). Essa categoria engloba várias profissões como instalador, eletricista, pintor, marceneiro, mecânico de automóveis, dentre outros. Para essas profissões houve mais de 1 milhão de anúncios publicados entre janeiro e junho de 2022.
Importante! Para profissões manuais e técnicas na Alemanha (eletricista, mecânico, etc) é necessária uma formação profissional (Ausbildung) ou equivalente
Engenheiros e arquitetos vêm logo em seguida. Para esses profissionais, foram publicadas cerca de 1 milhão de vagas do início do ano até agora. A Gastronomia também aparece e faltam desde garçons até cozinheiros e baristas.

Onde estão as vagas
Os estados de Nordrhein-Westfalen e Bayern (Baviera) são os que mais tiveram vagas publicadas, com cerca de 1,2 milhões. Já a cidade com mais ofertas é Berlim. A capital alemã está disparada na primeira posição com mais de 430 mil vagas ociosas, seguida por Munique com 280 mil.

Como se candidatar
Caso você tenha as qualificações necessárias, é possível se candidatar para as vagas mesmo ainda estando no Brasil. Sites como o indeed mostram vagas em todo o país. Basta digitar na busca a profissão (em alemão) e a cidade.
Outro site que também ajuda na busca é o da Agentur für Arbeit (agência do governo para emprego) e a busca funciona da mesma forma.
A candidatura em geral pode ser enviada por e-mail e uma eventual entrevista também pode ser feita de forma digital.
Fonte: Süddeutsche Zeitung