Quais as 10 melhores cidades para se viver na Alemanha?

Em quais cidades da Alemanha se vive melhor? Para saber isso, uma pesquisa considerou alguns critérios, entre eles: qualidade de vida, economia, mercado de trabalho e moradia. O resultado: as melhores cidades para se viver na Alemanha, segundo a pesquisa, ficam no sul do país.

muitos estão deixando as grandes cidades

Um fenômeno curioso, notado principalmente depois do início da pandemia, é que grandes cidades como Berlim, Düsseldorf, Colônia e Stuttgart vem perdendo moradores. Muitos estão procurando viver em cidades pequenas e médias próximas a grandes centros, pois elas teriam mais áreas verdes, alta qualidade de vida e boa infraestrutura.

Um outro fator é que muitas dessas pequenas e médias cidades estão se modernizando. Assim elas também podem oferecer postos de trabalho atrativos e estrutura para quem quer sair da cidade grande, mas sem se isolar em um vilarejo.

o Ranking

Houve poucas mudanças em relação às últimas listas publicadas, e Munique teve pela 9° vez seguida a primeira posição. Razões apontadas para isso são um mercado de trabalho atrativo, com grandes empresas (como Siemens e BMW) que pagam salários muito altos, além de qualidade de vida e economia. Confira o ranking:

1. Munique

2. Erlangen

3. Ingolstadt

4. Stuttgart

5. Frankfurt am Main

6. Wolfsburg

7. Ulm

8. Darmstadt

9. Heilbronn

10. Regensburg

Nas últimas posições (num total de 71 cidades analizadas) estão Herne (69), Duisburg (70) e Gelsenkirchen (71).

Mapa com as melhores colocadas:
Berlim desponta com maior potencial de crescimento

O estudo também analisou o potencial das cidades em se desenvolverem e Berlim ocupa nesse quesito a primeira posição. O que contribui para isso são as ótimas universidades e centros de pesquisa existentes na cidade. Ao mesmo tempo, Berlim é um celeiro de startups e negócios digitais.

Surpresas neste ranking foram cidades como Dortmund, Freiburg, Kiel e Potsdam que ganharam várias posições e estão no Top 10.

No quesito sustentabilidade, a cidade de Wolfsburg ocupa a primeira posição. Nesse quesito são verificadas por exemplo as fontes de energia instaladas e usadas (principalmente solar) e postos de abastecimento para carros elétricos.


Fonte: RTL – Das sind die 10 besten Städte Deutschlands

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s