Os trens de longa distância da Deutsche Bahn (ICE, IC, RE) estiveram particularmente atrasados no mês passado: apenas 51,5% deles chegaram ao destino sem grandes atrasos. Esses números se assemelham ao recorde negativo dos últimos anos, registrado em novembro de 2023, com 52% de atrasos nos trens.
De acordo com a empresa, a principal razão para os muitos atrasos em outubro foi, mais uma vez, as inúmeras obras decorrentes da infraestrutura, que é precária. Além disso, de acordo com o relatório, ocorreram falhas técnicas nas linhas aéreas e nos desvios, bem como condições climáticas adversas.
As regiões com mais problemas
Os atrasos são especialmente frequentes no estado de Nordrhein-Westfalen. Aqui, taxas de pontualidade inferiores a 60% são a regra e não a exceção. Mas também Hessen (onde fica Frankfurt), bem como Niedersachsene Bayern que também têm enfrentado cada vez mais atrasos.
Por outro lado, a situação é significativamente melhor em Mecklenburg-Vorpommern, perto do Mar Báltico. Todas as estações ferroviárias importantes da região têm índices de pontualidade superiores a 80%, chegando em alguns casos a mais de 90%. A estação ferroviária de Ostseebad Binz é a melhor da Alemanha, com 92,9%.
Fonte: Deutsche Bahn
