
Hundesteuer
Sim, a Alemanha tem um imposto para cachorros (Hundesteuer). Ou melhor, para seus proprietários. Todos os cães com mais de 3 meses precisam ser registrados na prefeitura da cidade onde você mora.
Depois do registro, o cão recebe uma identificação numérica em uma placa de metal. Essa placa tem sempre de estar pendurada no animal (no pescoço, por exemplo) para sua identificação.
Quanto custa?
O valor do imposto varia de estado para estado, indo de 40 € a 190 € por ano. Os estados de Sachsen e Baviera tem os menores impostos, enquanto Nordhein-Westfalen e Schleswig-Holstein os maiores valores.
Por que não tem imposto para gatos?
O imposto para cachorros foi criado no século 19 e na época ter um cachorro era para poucos. Assim, a propriedade de um cão era vista como artigo de luxo, que teria de pagar imposto. Já nos dias atuais o imposto tem o intuito limitar a quantidade de animais nas cidades e também prevenir a proliferação de raças mais agressivas. Aliás, o imposto para cães dessas raças, como Rottweiler por exemplo, é mais caro.
Já os gatos são vistos como animais mais caseiros e no passado, ajudavam a evitar a proliferação de ratos em comunidades, ou seja, eram de uso para o bem da comum. Apesar disso, gatos também podem atacar pássaros e desequilibrar a fauna e por isso muitos discutem a criação de um imposto também para seus proprietários.
Clique aqui para mais artigos da série “Alemanha Legal”
Fonte: EDogs
