
A Alemanha é um dos países menos digitais da União Européia. O país ficou em 13° lugar num ranking com todos os países do bloco, ocupando a parte de baixo da tabela, juntamente com países pobres como Bulgária, Portugal e Eslováquia.
Esse ranking mostra a digitalização da economia e sociedade de um país, incluindo acesso à internet, competências digitais, integração de empresas e serviços públicos digitais.
“Não aceitamos cartões”
Um outro ponto que mostra que a Alemanha está muito atrás de seus vizinhos é nas formas digitais de pagamento. Uma pesquisa recente mostra que apenas 38% dos alemães disseram preferir pagar suas compras com cartão ou outro meio digital, enquanto nos países vizinhos esse percentual é bem maior: Suécia 72%, Finlândia 70% e Noruega 67%.
Além disso, ainda há mesmo em cidades grandes muitos estabelecimentos (restaurantes, cafés, lojas) que só aceitam pagamento em dinheiro.
“Manda por carta ou FAX”
As repartições públicas na Alemanha ainda usam FAX. E não são poucos. Estima-se que ainda há 4 mil aparelhos em operação no serviço público. Inclusive importantes organismos do governo tem um número de FAX como forma de contato.
E o uso de papel não para por aí. Solicitações de documentos e serviços ainda são feitos por carta ou somente pessoalmente. Enquanto isso, vizinhos como a Inglaterra oferecem inúmeros serviços públicos online. Já o Brasil é um dos líderes mundiais na digitalização de serviços públicos.
Clique aqui para mais artigos da série “Alemanha Legal”
